Entrar | Registar

visitar > museus e galerias

GuimaraesCool_Visitar_Casa_da_Memória

Casa da Memória

Uma viagem no tempo

A Casa da Memória de Guimarães apresenta-se como um centro de interpretação e conhecimento onde qualquer vimaranense ou visitante poderá explorar a cultura, o território e a história da Cidade Berço.

Acreditando que a aprendizagem é um processo dinâmico, que surge das experiências de vida de cada um, a Casa da Memória apresenta uma exposição que inclui testemunhos materiais e imateriais sobre Guimarães. A exposição está dividida em dois pavilhões – um dedicado ao “Território” e outro dedicado à “Comunidade” – que, por sua vez, se dividem em sete núcleos.

Ao longo da visita são abordados diferentes aspetos da cidade vimaranense: o Centro Histórico reconhecido pela UNESCO, a legislação, a época da censura, os projetos de futuro que não chegaram a ser colocados em prática, curiosidades sobre a comunidade, a industrialização, as tradições, o desporto e cada característica que faz de Guimarães aquilo que é hoje em dia.

Aqui fará uma viagem ao passado. Um espaço perfeito para visitar em família, uma vez que o conteúdo das exposições está adaptado aos mais novos (e eles vão adorar descobrir se são mais altos do que o primeiro rei de Portugal!). Uma excelente forma de conhecer a cidade onde a história lusitana começou!

A Casa da Memória é também um local de encontro. Fique atento à programação e participe nos diversos eventos que este espaço organiza!

Dica Cool: Aos domingos de manhã, entre as 10h00 e as 13h00, a entrada é gratuita!