CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães | Guimarães Cool
Entrar | Registar

visitar > museus e galerias

Guimarães Cool_Visitar_Museu_CIAJG

CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães

Um museu com o mundo lá dentro

O CIAJG, inserido na Plataforma das Artes e da Criatividade, apresenta-se como um museu de arte contemporânea e um lugar de espanto e reflexão para quem o visita. Foi inaugurado no ano de 2012, no âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, e reúne peças de diferentes épocas, países e culturas.

No seu interior vai poder encontrar três coleções que José de Guimarães, artista plástico vimaranense, reuniu ao longo de cinco décadas. As peças atravessam civilizações de três continentes com culturas ricas e complexas - Arte Africana, Arte Pré-Colombiana e Arte Chinesa Antiga – e proporcionam aos visitantes uma reflexão sobre a diversidade humana e sobre a história da arte.

Ao longo da visita, apresentam-se muitos objetos que contam as histórias que a História não registou. Entre máscaras, esculturas e telas provenientes de países como Angola, Congo, Nigéria, Costa do Marfim, Mali, Gabão, Burkina Faso e México, este espaço funciona como um atlas que o vai fazer viajar no tempo e por lugares muito distantes entre si.

O edifício do CIAJG é, por si só, radicalmente diferente e contrasta com todo o espaço envolvente. Já foi merecedor, ao longo dos anos, de vários prémios nacionais e internacionais de arquitetura e cultura.

Quando visitar Guimarães, não deixe de visitar este museu, que para além das exposições permanentes oferece uma programação muito diversificada.

Dica Cool: Depois de conhecer mais sobre a arte do mundo, explore a cultura, o território e a história da própria Cidade Berço na Casa da Memória. Aproveite o bilhete conjunto por um preço especial!