Festas Nicolinas 2019 | Guimarães Cool
Entrar | Registar

Blog

GC Blog_Nicolinas

Festas Nicolinas 2019

Estão a chegar as festas mais aguardadas do ano e prometem, como já é habitual, animar as ruas da cidade-berço e todos os vimaranenses. A noite do Pinheiro é longa e fria, mas aqui os corações vibram ao ponto de não sentir senão orgulho!

Sabe como surgiram as Nicolinas? Diz-se que foi há mais de 500 anos, quando o culto a São Nicolau de Mira chegou à cidade pelas mãos de peregrinos. Desconhece-se quem terá sido efetivamente São Nicolau, mas há uma garantia: é o patrono dos estudantes. Inicialmente de cariz religioso, as festas em honra de São Nicolau evoluíram muito com o passar dos anos, e agora, entre 29 de novembro e 7 de dezembro, são muitas as festas e atividades que os estudantes do Liceu de Guimarães organizam pela cidade – as chamadas Festas Nicolinas.

Sim, porque há muito mais a acontecer além da icónica noite do Pinheiro, em que a cidade se reúne (imune ao frio!) para desfilar pelas ruas ao toque dos bombos e enterrar o pinheiro. Durante esta semana, existem ainda as Novenas, as Ceias Nicolinas, as Posses, o Magusto, o Pregão, as Maçãzinhas, as Danças de São Nicolau, o Baile Nicolino e as Roubalheiras.

Além de serem parte da cultura vimaranense, as Festas Nicolinas representam um testemunho do património cultural da cidade e não há como as derrubar.

Acompanhe as festas e descubra mais em Nicolinas.

*Fotografia: Facebook Nicolinas

#PORTOCOOL

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool