Regressa o Guimarães Allegro, a festa da música erudita de Guimarães | Guimarães Cool
Entrar | Registar

Blog

Regressa o Guimarães Allegro, a festa da música erudita de Guimarães

Já é conhecido o programa completo da edição de 2021 do Guimarães Allegro. Para além de vários espaços da cidade, este ano a Penha terá dois momentos artísticos.

Para além dos habituais concertos e recitais em espaços icónicos da cidade, a Montanha da Penha recebe dois momentos artísticos, dando continuidade à política de expansão dos locais de apresentação e chegando a públicos mais diversificados. Este sempre foi um dos objetivos do Guimarães Allegro, que nasceu para desconstruir a ideia de que a música clássica, ou de componente erudita, não está ao alcance de todos.

Os três dias de certame apresentam um figurino já habitual, com o concerto de abertura do festival a ter lugar no pátio do Paço dos Duques de Bragança, a 15 de julho às 19h00, com transmissão no Facebook do Município. A Orquestra de Guimarães será dirigida pelo maestro François Benda e terá como solista convidada a pianista Elina Gotsouliak. No dia seguinte, 16 de julho às 19h00, os Jovens Solistas do Conservatório de Guimarães apresentam-se em recital na Sala da Duquesa do Paço dos Duques de Bragança, e, às 21h00, o jardim do Museu de Alberto Sampaio recebe o Quarteto de Cordas de Guimarães. O terceiro e último dia do festival Guimarães Allegro acontece ao sábado e dispersa-se pelo espaço público. O dia 17 de julho é uma jornada non-stop, constituída por duas partes. De manhã, às 10h30, o Quarteto de Metais da Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos atuará na Rua Aristides Sousa Mendes (junto à estação inferior do teleférico). Às 11h15 é a vez do Ensemble de Trompetes da Banda Musical de Caldas das Taipas subir até ao Largo da Comissão da Penha, onde, às 12h00, atuarão também os Jovens Cantores de Guimarães. O último segmento de sábado, 17 de julho, tem início às 17h00 com um recital a cargo do Quinteto Sinestesia. Será no Instituto de Design de Guimarães. Quem lá se descolar para o efeito, pode assistir também ao momento artístico seguinte do programa, a atuação do Ensemble de Clarinetes da Universidade do Minho que acontece às 18h00. Os dois últimos momentos transferem-se para o Largo Condessa do Juncal. Às 19h00, e com transmissão no Facebook do Município, apresentam-se em recital o Ensemble de Trombones - Slide Bones Symbiosis. A fechar o cartaz do Guimarães Allegro, às 21h00, propõe-se o recital de Simant Duo.

Todos os momentos do programa estão classificados para público maior de 6 anos, sendo a entrada livre, embora limitada à capacidade dos espaços de apresentação. É necessário efetuar reserva para cada um dos concertos através da plataforma em.guimaraes.pt. Todo o evento está organizado de forma a respeitar as normas recomendadas pela Direção Geral de Saúde para o momento pandémico que atravessamos.

O Guimarães Allegro é organizado pelo Município de Guimarães, com do Conservatório de Guimarães, do Paço dos Duques, do Museu de Alberto Sampaio, da Direção Regional de Cultura do Norte, do Instituto de Design de Guimarães e da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha.

#PORTOCOOL

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool