Guimarães assinala Festas Gualterianas com programa simbólico | Guimarães Cool
Entrar | Registar

Blog

LC_Blog_Guimarães assinala Festas Gualterianas com programa simbólico

Guimarães assinala Festas Gualterianas com programa simbólico

Está definido um programa simbólico para celebrar as Festas da Cidade e Gualterianas, em Guimarães, com iluminação ornamental em monumentos icónicos das festas e da cidade, exposições no espaço público e ainda alguma animação itinerante. Não haverá espaço de diversões e nem a habitual Marcha Gualteriana, para evitar aglomeração de pessoas.

Está a ser equacionada a retirada do trânsito da zona classificada do Centro Histórico, Alameda de S. Dâmaso Norte (norte), Toural (norte) e Rua de Santo António, no sentido de permitir maior dispersão de pessoas e permitir um maior usufruto da cidade por parte das pessoas. Facilitará ainda a visita à Exposição da Casa da Marcha (Jardim do Alameda) ou a Exposição “A Muralha” (Largo do Toural). Esta medida será feita através do diálogo com a Associação do Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG) e a Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH). O Presidente da Câmara sublinhou que o programa definido pode sofrer alterações a qualquer momento, no âmbito da evolução da situação epidemiológica da Covid-19.

A Casa da Marcha está a preparar uma exposição, que poderá ser apreciada no Jardim da Alameda, com algumas das peças trabalhadas pelos obreiros, ao longo dos últimos anos. Durante os dias 31 de julho a 3 de agosto, está previsto ainda a passagem do carro alegórico alusivo ao Centenário de Amália e ao Fado, por algumas artérias da Cidade. Numa parceria com a Associação “A Muralha” estará patente no Largo do Toural uma exposição de fotografias com os cartazes da história das Festas Gualterianas.

A Câmara Municipal de Guimarães, entretanto, está a recolher propostas culturais para ajustar ao modelo das Festas Gualterianas que se adequem à situação atual, promovendo uma reaproximação segura e confiante entre criadores, público e comunidade. Serão valorizados os projetos que se alinhem com o cariz tradicional das festas, o carácter inovador que a proposta possa introduzir, e a sua adequação às normas da Direção Geral da Saúde.

*Fotografia cedida pelo Município de Guimarães

#PORTOCOOL

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool

#guimarãescool